Ex-presidente

2º Presidente – Manoel Soares da Câmara

presidente02.jpg

SEGUNDA LEGISLATURA
(Abril de 1965 – Abril de 1970)

Na segunda legislatura o Vice-Prefeito Lauro Pinheiro da Costa, abriu mão de suas prerrogativas de presidir o Poder Legislativo, passando a presidência ao vereador mais idoso, Senhor Manoel Soares da Câmara, gesto interpretado como uma homenagem à luta do velho alcaide, baluarte da emancipação política do município, honestidade e zelo a frente do executivo municipal.
Manoel Soares da Câmara presidiu o Poder Legislativo de 1º. de abril de 1965 a 31 de março de 1966, quando licenciou-se para realização de tratamento de saúde, assumindo sua cadeira de vereador, seu suplente Paulo Tarcísio Cavalcanti, e como presidente, o Vice-Prefeito Lauro Pinheiro da Costa, que ficou a frente do Poder Legislativo até 03 de abril de 1970.

DESTAQUE DA SEGUNDA LEGISLATURA
AS PRIMEIRAS VEREADORAS

Dois fatos marcaram por demais a segunda legislatura da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. Primeiro a eleição de duas mulheres: as Senhoras Maria do Carmo Brito e Maria Belo de Oliveira, o que trouxe uma tradição para as demais eleições. Outro fato que merece destaque, é a cassação do mandato do vereador Silvio de Pontes Bezerra, que pertencia ao PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. O vereador atribuiu sua cassação a um golpe político arquitetado pelo seu arquiinimigo, o ex-prefeito Leonel Mesquita, que aproveitando-se do clima anticomunismo implantado no País com a vitória do golpe militar de 1964, teria instruído a bancada da UDN – União Democrática Nacional, a pedir sua cassação acusando-o de comunista.
A cassação foi aprovada por 5×3. Deixando de votar o presidente e o vereador julgado, que foi impedido de votar a seu favor.
Posteriormente , o vereador Silvio de Pontes Bezerra, foi reintegrado ao Poder Legislativo, através de uma ação que impetrou na justiça.

VEREADORES ELEITOS NA SEGUNDA LEGISLATURA

.  Vereador Geraldo Correia de Lima