Ex-presidente

4º Presidente – Paulo Tarcísio Cavalcanti

presidente04-171498.jpg

QUARTA LEGISLATURA
(Janeiro de 1973 – Janeiro de 1977)

A ELEIÇÃO DO PRIMEIRO PREFEITO NEGRO

Na quarta legislatura iniciada em 31 de janeiro de 1973, o vereador Lauro Pinheiro da Costa, que já havia presidido a Câmara Municipal por quatro anos como Vice-Prefeito, (1966 a 1970 – ver página 35), foi eleito Presidente e esteve à frente do Poder Legislativo até primeiro de abril de 1975, quando passou a Presidência ao Vereador José Pegado Mendes, que presidiu os trabalhos da Câmara Municipal até o dia 31 de janeiro de 1977.

Nesta legislatura, com base na Lei Eleitoral e o crescimento da população (21.926 habitantes – por estimativa do IBGE), foi ampliado o número de cadeira no Poder Legislativo, passando de sete para nove vereadores.

Na eleição de 1972, a Câmara Municipal deu grande mostra de poder político e prestígio junto à população, elegendo dois de seus integrantes como prefeito o ex-vereador Joaquim Victor de Hollanda e como vice-prefeito o ex-vereador Geraldo Correia de Lima.

A eleição de Joaquim Victor de Hollanda foi histórica, sendo o primeiro negro a governar o município. “É O NEGRO!”, foi seu lema de campanha.

Outro fato marcante desta legislatura foi aprovação da emenda constitucional, número 04 e a Lei Complementar 25, (de 02/07/1975), pelo Congresso Nacional, estabelecendo remuneração para os vereadores em todo o Brasil.

DESTAQUE DA QUARTA LEGISLATURA

Sem sombra de dúvidas a cassação do mandato do vereador Walter Pinheiro Barbosa, marcou a história da quarta legislatura. O comerciante ficou desencantando com a política e deixou de comparecer a cinco sessões consecutivas. O seu mandato foi cassado por 4×2 votos, no dia 24 de agosto de 1974, assumindo sua vaga o suplente de vereador William da Câmara Brito. Também merece destaque nesta legislatura, à aprovação da Lei 164/77, encaminhada pelo Prefeito Joaquim Victor de Hollanda , que instituiu como Feriado Municipal a data de 11 de abril, apontada pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo, como o dia da fundação do município pelo então Conselho Provincial do Estado do Rio Grande do Norte.

O falecimento do Ex-Prefeito e Ex-Presidente da Câmara Municipal, Manoel Soares da Câmara, ocorrido em 03 de agosto de 1975, entristeceu o Poder Legislativo, no dia 4, a Câmara realizou sessão onde todos os vereadores fizeram menção honrosa ao líder político falecido,e aprovou voto de profundo pesar a família enlutada, de autoria do vereador Vitoriano Pereira de Brito.

VEREADORES ELEITOS NA QUARTA LEGISLATURA

. Vereador Agenor Rodrigues