Ex-presidente

5º Presidente – Geraldo Correia de Lima

presidente05.jpg

QUINTA LEGISLATURA
(Janeiro de 1977 – janeiro 1983)

A PRIMEIRA MULHER NA PRESIDÊNCIA

Com o crescimento da população (30.820 habitantes – Censo/1980) e do eleitorado (22.099 eleitores – Pleito de 1982), o Poder Legislativo volta a recuperar o seu número original de dez cadeiras, elegendo a Senhora Maria do Carmo Brito para Presidência, sendo a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo, no período de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1979, data em que foi eleito e empossado na Presidência, o Vereador Maurício Fernandes de Oliveira, que presidiu os trabalhos até 31 de janeiro de 1981.

PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS

Em 1981, cedendo à pressão do Regime Militar, o Congresso Nacional aprovou uma lei prorrogando os mandatos dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, por mais dois anos, e por unanimidade, os vereadores reconduziram a Presidência a Senhora Maria do Carmo Brito, para o período de 31 de janeiro de 1981 a 31 de janeiro 1983.

Pode-se dizer que a quinta legislatura foi a que conseguiu levar o maior número de populares as galerias, a população comparecia em massa para assistir aos calorosos debates entre o líder da oposição, Vereador Raimundo Nonato Fernandes com o líder do prefeito Hamilton Santiago, Vereador Creuzo Protásio de Lima, que frequentemente saiam do campo da discussão política e partiam para o debate de assuntos particulares.

Apesar de arrastarem multidões à Câmara Municipal, para ouvi-los, curiosamente, nenhum dos dois vereadores conseguiu a reeleição.

O vice-prefeito era o líder sindical José Targino da Silva, que aparecia no cenário político com grande liderança política.

A Chapa vitoriosa Hamiton/Targino usou como lama de campanha; “Pobre vota com pobre”.

VEREADORES ELEITOS NA QUINTA LEGISLATURA

. Vereador Agenor Rodrigues