Ex-presidente

7º Presidente – Maria do Carmo Brito

presidente07.jpg

SÉTIMA LEGISLATURA
(Janeiro de 1989 – Dezembro de 1991)

Na sétima legislatura o Vereador Clóvis Barbosa de Oliveira é eleito Presidente da Casa, por unanimidade para o biênio de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1990.

Nesta legislatura o clima era de intensa alegria e esperança em todo Rio Grande do Norte, com a denominada vitória das três rosas: Eliane Barros (São Gonçalo), Rosalba Ciarline (Mossoró) e Vilma (Maia) Faria (Natal). Havia nos meios políticos a certeza de que estas três mulheres, além de uma administração dinâmica, se projetariam na política nacional.

Lamentavelmente esta previsão não confirmou-se com relação à Prefeita de São Gonçalo, eleita com uma maioria de 1.028, sobre Hamilton Santiago (na época considerado imbatível), Eliane, só governou o Município por seis meses, pois em 23 de julho de 1989, foi vitimada em trágico acidente automobilístico, quando retornava da cidade de Fortaleza/CE.

Em comoção coletiva o Município ver o Vereador/Presidente Clóvis Barbosa, assumir a prefeitura interinamente, que de imediato decreta luto oficial de três dias e feriado municipal, o dia 25, data do sepultamento, ocorrido no Cemitério Parque de Nova Descoberta (Natal).

No dia 26, falece Mateus Bezerra Cabral Fagundes, neto da ex-prefeita que lhe fazia companhia na viagem, (nesta data seria celebrado o aniversário natalício de Eliane).

No dia 27, à tarde a Câmara Municipal, empossa o Vice-Prefeito José Targino da Silva, na função de prefeito.
A sucessão do vereador Clóvis Barbosa foi a mais disputada da história do Poder Legislativo São-gonçalense. Os dois concorrentes, vereador Milton Siqueira e a vereadora Cléa Maria Varela da Silva, chegaram à sessão eleitoral convictos da vitória. O voto decisivo foi dado pelo vereador Antonio Fagundes, que estava indeciso e de última hora, disse ter recebido um aviso sobre natural e optou por votar na vereadora Cléa Varela, que venceu o pleito por 7×6, e administrou a Câmara Municipal, de 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1994.

Apesar da acirrada disputa a vereadora Cléa varela administrou o legislativo de forma pacifica, realizando uma administração elogiável, que lhe rendeu cinco mandatos consecutivos como atuante parlamentar.

LEI ORGÂNICA

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988,a Sétima Legislatura da Câmara Municipal ganhou poderes para elaborar e promulgar a nova Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, Em sua elaboração os “Vereadores Constituintes”, passaram a trabalhar em Comissões.

A Comissão de Sistematização e Redação Final, foi composta de: Clóvis Barbosa de Oliveira – Presidente, Valdivan Aurino Tinôco – Vice Presidente, Cléa Maria Varela da Silva – Secretária, Adelson Martins – Relator. Membros: Antonio Fagundes de Sá, Gonçalo Galdino do Nascimento, João Ferreira de Mesquita, Milton Siqueira, Astrogildo Pessoa, Clemilson Protásio de Lima, Francisca Lins Rodrigues, Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior e Teófilo Justino de Oliveira Neto.

A Comissão de Educação, Saúde, Esportes, Lazer, Comunicação, Urbanismo, Cultura e Meio Ambiente, foi composta de: Teófilo Justino de Oliveira Neto – Presidente, Francisca Lins Rodrigues – Vice-Presidente, Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior –Relator.
A nova Lei Orgânica, e o Regimento Interno foram promulgada em Sessão Solene no dia 05 de abril de 1990.

Ainda nesta legislatura foi aprovado o Projeto de Lei 005/90, de autoria do Vereador Poti Júnior, denominando de “PALÁCIO DOS MÁRTIRES”, a nova sede da Prefeitura Municipal.

No décimo Censo Geral do Brasil em 1991, o IBGE, estimou a população de São Gonçalo em 45.363 habitantes.

VEREADORES ELEITOS NA SÉTIMA LEGISLATURA

. Vereador Adelson Martins
. Vereador Antonio Fagundes de Sá
. *Vereador Astrogildo Pessoa Neto
. Vereadora Cléa Maria Varela da Silva
. * Vereador Clemilson Protásio de Lima
. Vereador Clóvis Barbosa de Oliveira
. Vereadora Francisca Lins Rodrigues
. Vereador Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior
. Vereador Gonçalo Galdino do Nascimento
. Vereador João Ferreira de Mesquita
. Vereador Milton Siqueira
. *Vereador Teófilo Justino de Oliveira Neto
. Vereador Valdivan Aurino Tinoco
* Assumiram seus mandatos em junho de 1990, por determinação do TRE.