Ex-presidente

9º Presidente – Lourival Florêncio de Morais

presidente09.jpg

OITAVA LEGISLATURA
(Janeiro de 1993 – Dezembro 1997)

Na oitava legislatura, após uma disputa com o Vereador Raimundo Mendes Alves , o vereador Jessé Tavares de Morais é eleito Presidente , com oito votos contra cinco, e presidiu a Câmara Municipal no período compreendido entre 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1994.

Na mesma data foi iniciada a segunda gestão de Hamilton Rodrigues Santiago, com o Prefeito, tendo como Vice-Prefeito o Ex-Vereador Valdivan Aurino Tinoco .

Em 21 de setembro de 1993, a Câmara Municipal deu um importante passo em favor da “Causa da Criança”, aprovando a Lei Popular no. 001/93, que criou o Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

HOMENAGEM A POTI CAVALCANTI E A LUIZ DE BARROS

No dia 29 de dezembro de 1994, após passar um ano em reforma no seu prédio, a Câmara Municipal, se reúne em Sessão Especial para homenagear dois dos filhos mais ilustres de São Gonçalo do Amarante. O prédio sede do Poder Legislativo foi denominado de “PALÁCIO POTI CAVALCANTI” e a Sala de Sessões, denominada de “SENADOR LUIZ DE BARROS”

SEGUNDO MANDATO DA OITAVA LEGISLATURA
(A eleição de Silvério de Araújo Souza)

Quando todos pensavam que o legislativo seria enfraquecido dado o desejo de vários de seus integrantes disputarem à presidência, eis que surge um nome de consenso, o economista Silvério de Araújo Souza, surpreende os meios políticos, sendo eleito Presidente por unanimidade 13×0, para o período compreendido entre 01 de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 1996

CENTENÁRIO DE MANOEL SOARES
20/081895 – 20/08/1995

Outra importante iniciativa da Câmara Municipal, nesta legislatura foram às comemorações pela passagem do Primeiro Centenário de Nascimento do Ex-Prefeito e Ex-Presidente da Câmara Municipal, Manoel Soares da Câmara , nascido a 20 de agosto de 1895 e falecido em 03 agosto de 1975.

O Poder Legislativo realizou Sessão Solene para homenagear a figura de Manoel Soares da Câmara, no dia 22 de agosto de 1995 e contou com a adesão de toda sociedade são-gonçalense, destacando-se as presenças dos: Deputado Petrônio Tinôco, Prefeito Hamilton Rodrigues Santiago, Vice-Prefeito Valdivan Aurino Tinôco, Coordenador Regional da FNS e médio Jaime Calado, além da representação de todas as igrejas.

Participaram do evento como oradores oficiais: O professor Aldo Tinoco (USP), e o Jornalista e ex-vereador Paulo Tarcísio Cavalcanti. Onde destacaram a honestidade e o espírito público e o amor que Manoel Soares dedicava aos amigos e a sua terra.

VALÉRIO MESQUITA DESTACA CORREÇÃO E SINCERIDADE DO HOMENAGEADO

Na carta que encaminhou ao Presidente da Câmara , Silvério Araújo, agradecendo o convite para a Sessão Especial do dia 22 de agosto de 1995, em Homenagem a Manoel Soares da Câmara, o Deputado Valério Mesquita afirma:

A história de Manoel Soares está ligada à própria história de São Gonçalo.

“Homem simples, honrado comerciante, participou ao longo de sua vida dos eventos mais significativos do Município. Conviveu com as lideranças mais expressivas de São Gonçalo , tais como: Alfredo Mesquita, Luiz de Barros, Poti Cavalcanti, Élia de Barros, Leonel Mesquita, Aldo Tinôco , de todos teve respeito, quer como correligionário, quer como adversário”.

O Deputado acrescenta; “Dele me lembro no inicio dos anos 60, ao ser designado Prefeito do Município e, depois ,quando passou o cargo para seu sucessor, na antiga sede da Prefeitura , na Praça Senador Dinarte Mariz. Estive em sua casa e mantive com ele, algumas vezes, amistosas palestras . Dele ficou a impressão de um homem justo e do rosto o sorriso aberto, sincero, expressivo, de quem sempre esteve de bem com a vida e com sua terra”.

HOMENAGEM AO VEREADOR AILDO MENDES

As primeiras horas da manhã do dia 24 de maio de 1996, a população de São Gonçalo do Amarante, acordava atordoada com a triste notícia do seqüestro seguido de morte do Vereador Aildo Mendes da Silva, por dois assaltantes.

Irmanada à dor de toda comunidade, enlutada por perder um dos seus mais brilhantes integrante a Câmara Municipal, no mesmo dia realizou uma Sessão Especial de Corpo Presente, em seguida foram realizadas as exéquias na Igreja Matriz e o seu corpo baixou a sepultura no Cemitério da Cidade.

Para perpetuar a memória do Vereador falecido, o Vereador/Presidente Silvério Araújo, inaugurou no dia 16 de setembro de 1996, o Pavilhão “Vereador Aildo Mendes da Silva”, local onde foram instalados os gabinetes funcionais dos vereadores.

VEREADORES ELEITOS NA OITAVA LEGISLATURA

. Vereador Aildo Mendes da Silva
. Vereador Antonio Ribeiro Maciel
. vereadora Cléa Maria Varela da Silva
. Vereador Clemilson Protásio de Lima
. Vereador Clóvis Barbosa de Oliveira
. Vereador Gonçalo Galdino do Nascimento
. Vereador Ivanildo Fernandes Campos
. Vereador Jessé Tavares de Morais
. Vereador João Ângelo da Fonseca
. Vereador Milton Siqueira
. Vereador Raimundo Mendes Alves
. Vereador Silvério de Araújo Souza.
. * Vereador Teófilo Justino de Oliveira Neto

*Assumiu a vaga aberta com o falecimento do vereador Aildo Mendes da Silva.