13 abr Servidores em educação e agentes de saúde do município comparecem a Sessões Ordinárias para mostrar suas reivindicações

Estas últimas semanas foram marcadas pela presença de representantes de duas categorias de servidores públicos municipais nesta Casa Legislativa. No último dia 5, após o encerramento da 98ª Sessão Ordinária, manifestaram-se os servidores em educação e, no dia 9, após a 99ª Sessão Ordinária, os agentes comunitários de saúde, visando a sensibilizar os vereadores para que unam forças em prol de suas causas e reverberem suas pautas até chegar aos ouvidos do Poder Executivo.

Servidores em educação em uma das galerias do Plenário, no dia 5

Agentes comunitários de saúde em uma das galerias do Plenário, no dia 9

No dia 5, como representantes da categoria dos servidores em educação do município, pronunciaram-se em tribuna as professoras Jaciguara Rodrigues e Mônica Bezerra.

Jaciguara, coordenadora Do SINTE/RN-Núcleo de São Gonçalo do Amarante, iniciou sua fala destacando que deflagraram greve desde o dia 13 de março e, em seguida, passou a tratar especificamente da pauta dos grevistas. Entre estes, foram elencados os da hora/atividade (diminuição do excesso de trabalho), reajuste do salário dos servidores (professores, pessoal de apoio e agentes administrativos), cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática (gestores eleitos pela comunidade escolar, em vez de por indicação do Poder Executivo), construção de escolas novas para atender à demanda crescente do município, fardamento e transporte escolar.

Professora Jaciguara Rodrigues em pronunciamento na tribuna

A professora Mônica, por sua vez, ressaltou o fato de que procurar os vereadores tem sido algo recorrente, ao longo dos anos, em momentos importantes como esse. Por outro lado, após o pronunciamento da professora, o presidente Raimundo Mendes aproveitou a ocasião para esclarecer que a Constituição Federal não permite ao Poder Legislativo propor Projeto de Lei para obrigar a construção de escolas, bem como aumento de salários, por exemplo. No entanto, podem, e destacou que é o que os vereadores têm feito, aprovar requerimentos, que ficam ao critério do prefeito serem atendidos ou não. Além do presidente, contribuíram para a discussão os vereadores Jailson Tavares, Edson Arcanjo, Márcia Maria, Francimário Dantas, Clóvis Júnior e Tarcísio Fernandes.

Professora Mônica Bezerra em pronunciamento na tribuna

Já no dia 9, representando a categoria dos agentes comunitários de saúde, pronunciou-se em tribuna Cosmo Mariz, Diretor-Presidente do Sindicato de Saúde do Rio Grande do Norte (SINDAS/RN). Apresentou o quadro da realidade em que se encontram os agentes e resumiu a pauta de reivindicações em seis pontos principais: reajuste salarial, aquisição de fardamentos novos, auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio protetor solar (importante para quem deve andar bastante exposto diretamente ao sol) e assédio moral.

Em contrapartida, parte dos vereadores se ofereceu para marcar e comparecer a uma reunião com o prefeito, inclusive os três vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, em busca de facilitar o diálogo.

Cosmo Mariz pronunciando-se em tribuna